Após chegar à Casa Branca, cão de Obama vira motivo de debate

Defensores dos animais queriam que bicho fosse um vira-lata. Senador democrata deu cão d´água português para as filhas do presidente.


Defensores dos animais ficaram desapontados que o presidente Barack Obama e sua família tenham escolhido um cachorro puro-sangue de um canil em vez de salvar e dar abrigo a um vira-lata.


Obama corre com Bo dentro da Casa Branca. A foto foi feita em 15 de março e liberada pela Casa Branca (Foto: Pete Souza/AP)
Bo, o novo cão d'água português da família, é um filhote de 6 meses de idade que foi devolvido a um canil do Texas por seu antigo dono. O filhote branco e preto foi um presente do senador democrata Edward Kennedy. Barack Obama havia prometido dar um cão para as filhas caso vencesse as eleições de 4 de novembro último. Depois da vitória e da posse, a discussão sobre qual seria o cão ganhou espaço na mídia.


Fotos liberadas pela Casa Branca mostram o novo integrante da casa, Bo, e o encontro do filhote com a família Obama (Foto: The White House/AP)

saiba mais
Francês faz hambúrguer com receita de Michelle Obama
Obama faz discurso contra armas nucleares em praça de Praga
Museu expõe quadro de Obama feito com bolinhas de chiclete
O cão d'água português foi escolhido em parte porque a raça é hipoalergênica e Malia Obama, uma das filhas do presidente, tem alergia. "Todos nós que trabalhamos tentando dar um lar aos animais desabrigados esperávamos que eles escolhessem um vira-lata", disse nesta segunda-feira Steve Gruber, porta-voz de um grupo de proteção aos animais de Nova York.
"Sua escolha por um cão de canil é decepcionante. Escolher um vira-lata seria uma verdadeira mensagem de força ao povo norte-americano", disse.
No entanto, esse tipo de cão poderia ser encontrado em inúmeros sites de resgate de animais na Internet ou através de grupos de protetores dos cães d'água portugueses, disse Antonia Kwalick, coordenadora de adoção do grupo de resgate de animais Infinite Hope, também de Nova York.

"Estou extremamente desapontada", disse Kwalick, chamando a decisão de Obama de "elitista" por "querer um cão de raça pura e pegá-lo de um canil". "Teria sido bom para as meninas realmente andar até um abrigo e ver quantos animais precisam de lares. Eles deveriam ter dado um exemplo melhor", acrescentou.

Na blogosfera as opiniões estão misturadas. Enquanto alguns são críticos, outros notaram que Bo já voltou de um dono e precisava de uma casa.

0 Comments:

Postar um comentário